Visualização da página

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A LINGUAGEM LIBRAS E SUA INTEGRAÇÃO ENTRE OS IGUAIS

 Retirado do blogg: inclusivevoce.blogspot.com
A gaivota cresceu e voa com suas próprias asas. Olho do mesmo modo como poderia escutar. Meus olhos são meus ouvidos. Escrevo do mesmo modo que me exprimo por sinais. Minhas mãos são bilíngües. Ofereço-lhes minha diferença. Meu coração não é surdo a nada deste duplo mundo..." (Emanuelle Laborit)

No caso dos surdos, faz-se necessári franquear-lhes a palavra, quer dizer, antes de escreverem nosso idioma, deveriam poder se narrarem em sinais, e suas narrativas precisariam ser acolhidas por uma escuta também em sinais. (SOUZA, 2000, p. 92).


            As línguas expressam a capacidade específica dos seres humanos para a linguagem. A raça humana privilegia tanto a questão da linguagem, isto é, a linguagem é tão essencial para o ser humano que, apesar de todos os empecilhos que possam surgir para o estabelecimento de relações através dela, os seres humanos buscam formas de satisfazê-la. As diferentes línguas existentes em nosso planeta expressam muito mais do que essa capacidade para a linguagem, expressam as culturas, os valores e os padrões sociais.
             A Libras é a língua de sinais que se constituiu naturalmente na comunidade surda brasileira. As línguas de sinais de vários países foram preservadas e passadas de geração em geração através das associações de surdos e famílias de surdos. No Brasil, as associações de surdos sempre mantiveram intercâmbios possibilitando contatos entre surdos do país inteiro. As festas, os jogos, os campeonatos, as sedes organizadas por surdos são formas de interação social e linguística, garantiram a formação da comunidade surda brasileira com uma língua própria.









Um comentário:

  1. Olá, Amigas do Livro!
    Eu não tinha lido ainda este excelente e sensível post! "Minhas mãos são bilíngues" - é poético e inclusivo. Parabéns ao grupo e à Odalea pela postagem!
    [] com carinho de longe/perto
    Kátia

    ResponderExcluir